PPI
- A gathering point for all Pirate Parties, present and future

|
|
|
| |
| View previous topic :: View next topic |
|
| Author |
Message |
|
Natokun
|
Posted: Thu Aug 30, 2007 3:46 pm Post subject: [Juridico] Estatuto e bases |
|
|
Qual vai ser a posição oficial do movimento em relação aos assuntos ?
Vamos seguir a posição Suéca, ou fazer uma adaptação para a realidade Brasileira, como por exemplo incluir o acesso e capacitação no uso de computadores e internet ?
De qualquer jeito, precisamos da tradução do estatuto, e gostaria de uma opinião geral a respeito desse tópico sobre copyright
http://www.pp-international.net/forum/viewtopic.php?p=5125#5125
Tarefas:
1- Tradução do estatuto [Deadline = 30 de setembro] (Um mês para começar a desenferrujar as engrenagens tá bom né ?)
Comentários e voluntários desejados. |
|
| Back to top |
|
 |
|
J-M
|
Posted: Thu Sep 06, 2007 9:39 pm Post subject: Estatuto |
|
|
Apenas para dar um feedback a sua mensagem: parece muito bom o estatuto deles, vou ler com calma e reponder aqui até o fim de semana. _________________ Jorge
---
Knowledge is not enough, it must be used
Will is not enough, we also must act!
--
Piracy is BARTER. B-A-R-T-E-R.
That means exchange. Pirates were not merchants. Mercantile activity is not piracy. Commerce is commerce.
Legitimate Piracy do not involve money.
BARTER= EXCHANGE
COMMERCE = BUYING AND SELLING |
|
| Back to top |
|
 |
|
J-M
|
Posted: Fri Sep 28, 2007 3:46 pm Post subject: Maturando |
|
|
Eu acho que o documento dos colegas suecos é muito bom. No entanto, teríamos que discutir, de forma colaborativa, um documento adequado à realidade brasileira, como vc lembrou.
Há a questao da dificuldade de acesso da maioria da populacao às noavs tecnologias de informacao e comunicacao. Ademais, mesmo o acesso à cultura é precário no Brasil.
Quando falamos em "propriedade intelectual", estamos falando nao apenas de conteúdo compartilhado na internet, mas também de patentes industriais, de medicamentos, de organismos vivos, DNA humano.
Muitas dessas questoes tem a ver, portanto, nao apenas ao acesso à cultura e ao conhecimento, mas também à biodiversidade, à ética, à transparencia, etc.
Minha sugestao é criamos uma wiki para maturarmos isso. De cara, dá para fazer um documento simples e claro, mas há que pensar nos desdobramentos da questao da "propriedade intelectual" para buscar uma posicao coletiva e, obviamente, coerente. _________________ Jorge
---
--
That means exchange. Pirates were not merchants. Mercantile activity is not piracy. Commerce is commerce.
BARTER= EXCHANGE
|
| Back to top |
|
 |
|
J-M
|
Posted: Fri Sep 28, 2007 5:36 pm Post subject: Exemplo - Estatuto dos britanicos |
|
|
http://docs.google.com/View.aspx?docid=df7kd9nd_0dvshs7 _________________ Jorge
---
--
BARTER= EXCHANGE
|
| Back to top |
|
 |
|
J-M
|
Posted: Mon Oct 15, 2007 12:22 am Post subject: Coesão nas idéias para começar a discussão |
|
|
Antes de pensar na parte burocrática, há que criar coesão em torno das idéias. Será que falaremos na mesma língua? Para começar, rascunho básico:
1. Pelo desaparecimento completo da "propriedade intelectual" e os direitos de cópia. Cultura e conhecimento são bens da humanidade.
2. Defesa das práticas de compartilhamento e da produção colaborativa para o promover a justiça e o desenvolvimento humano.
3. Respeito aos direitos morais do autor e ao seu direito de comercialização (sem excluir o compartilhamento)
4. Liberdade de comunicação e defesa da privacidade.
5. Defesa da neutralidade da rede. As redes devem ser neutras, livres e protegidas de interesses empresariais escusos.
6. Software Livre e protocolos abertos em toda a administração pública. O Estado deve usar sempre uma solução livre quando houver.
7. TODOS contratos, compras e contas em todos os níveis dos governos devem estar disponíveis na Internet, sem necessidade de senhas ou qualquer forma de bloqueio. Isso inclui a própria imagem do documento com as assinaturas. Todas as decisões que envolvam dinheiro, devem ser públicas e abertas e com um responsável.
8.Responsabilidade do cidadão e consumidor nas práticas ambientais. Responsabilidade total das empresas com o meio-ambiente e transparência nas relações com o cidadão. Estimulo à produção e consumo de produtos naturais e livres de pesticidas e agrotóxicos.
Reparem que os itens 4 e 5 são diferentes. A neutralidade da rede está associada à ameaça das redes de discriminarem os usuários e cobrar taxas diferenciadas pelo tráfego. É duro crer, mas tem muita pe$$oa$ que defendem i$$o! Isso pode ter muitas consequências...
Vamos lá, mais sugestões para melhorar mais! _________________ Jorge
---
--
BARTER= EXCHANGE
COMMERCE = BUYING AND SELLING
Last edited by J-M on Wed Oct 17, 2007 2:08 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
|
pedrokensuke
|
Posted: Mon Oct 15, 2007 10:36 pm Post subject: |
|
|
Acho que não entendi muito bem a parte da neutralidade da rede.
Também acho que outro ponto poderia ser o estímulo à universaização da internet (que é a melhor maneira de universalizar a informação) e à diminuição dos custos de banda larga (melhor maneira de universalizar o compartilhamento, além de combater a "pirataria" de falsificação, pelo menos de produtos culturais). |
|
| Back to top |
|
 |
|
J-M
|
Posted: Wed Oct 17, 2007 2:16 pm Post subject: Neutralidade e universalização do acesso |
|
|
Sobre neutralidade da rede, reproduzo dois trechos de um artigo:
"Neutralidade na rede significa simplesmente que todo o conteúdo na internet deve ser tratado da mesma forma e movimentado pela rede à mesma velocidade. Os proprietários da fiação da internet não podem fazer discriminação. Este é o projeto simples, mas brilhante, "de ponta a ponta" da internet que fez dela uma força tão poderosa para o bem econômico e social - todas as informações e o controle são detidos pelos produtores e usuários, e não pelas redes que os conectam."
"[Com a perda da neutralidade da rede] Perderemos a oportunidade de expandir vastamente o acesso e a distribuição de notícias independentes e de informações comunitárias por meio da televisão de banda larga. Mais de 60% do conteúdo da web é criado por pessoas comuns, e não por empresas. Como essa inovação e produção vão progredir se seus criadores vão precisar pedir permissão a um cartel de proprietários de rede?"
http://www.eduardostefani.eti.br/index.php?acao=noticias&wnoLink=./noticias/not0148.php
Mais: http://www.cultura.gov.br/foruns_de_cultura/cultura_digital/na_midia/index.php?p=16527&more=1&c=1&pb=1
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=820&catid=7
Sobre a universalização da internet e a diminuição dos custos de banda larga (ou do acesso em geral), estou de acordo que seria bom incluir. _________________ Jorge
---
--
BARTER= EXCHANGE
|
| Back to top |
|
 |
|
Natokun
|
|
| Back to top |
|
 |
|
MarcusVR
|
Posted: Mon Nov 05, 2007 1:30 pm Post subject: |
|
|
Ôi gente, meu nome é Marcus, sou advogado e gostaria de auxiliar!
Abraços! _________________ MarcusVR |
|
| Back to top |
|
 |
|
J-M
|
Posted: Thu Dec 20, 2007 4:43 pm Post subject: Proposta de programa |
|
|
Coloquei na Wiki, todos pondem opinar, criticas, melhorar, ampliar...
http://wiki.pp-international.net/Partido_Pirata_do_Brasil#Program _________________ Jorge
---
--
BARTER= EXCHANGE
|
| Back to top |
|
 |
|
Gilmar
Joined: 17 Nov 2007 Posts: 5 Location: Brasil Rio de Janeiro
|
Posted: Sat Dec 22, 2007 1:22 am Post subject: Pirataria de falsificação |
|
|
Minha pergunta é dirigida ao debatedor pedrokensuke. O que você entende por "pirataria de falsificação"? O que é exatamente isso? E por que combatê-la?
Um abraço. |
|
| Back to top |
|
 |
|
brunobca
|
Posted: Sat Dec 22, 2007 10:48 am Post subject: Re: Pirataria de falsificação |
|
|
| Gilmar wrote: | Minha pergunta é dirigida ao debatedor pedrokensuke. O que você entende por "pirataria de falsificação"? O que é exatamente isso? E por que combatê-la?
Um abraço. |
Acredito que ele quis se referir a falsificação, que é muitas vezes rotulados como pirataria. Um produto que tem uma origem/qualidade que ele diz ter mas não tem. Exemplos: Tênis, perfumes, bolsas e etc... |
|
| Back to top |
|
 |
|
pedrokensuke
|
Posted: Sun Dec 23, 2007 1:25 pm Post subject: |
|
|
Exatamente... Basicamente, quando alguém falsifica/copia um produto e tenta obter lucro com isso. Embora não seja a mesma coisa, também incluo coisas tipo vender cópia de filme/jogo a 10 reais.
Acho que esse tipo de "pirataria" deve ser combatida porque acho que o único tipo de pirataria permitida deve ser a livre distribuição sem fins lucrativos. O cara que copia um album pra vender na praça a 10 reais pra mim é (quase) tão ruim quanto a gravadora que o vende a 30-40 nas lojas. |
|
| Back to top |
|
 |
|
Gilmar
Joined: 17 Nov 2007 Posts: 5 Location: Brasil Rio de Janeiro
|
Posted: Mon Dec 31, 2007 3:08 am Post subject: |
|
|
| A respeito da "pirataria da falsificação" comentada acima eu quero dizer que sou totalmente a favor dela. Acho que tanto camelôs tem direito de vender quanto os consumidores que não tem 30 e 40 reais para pagar por um disco ou dvd tem todo o direito de adquirí-los por 5 ou 10 reais. Sem falar na pirataria de software, que é absolutamente necessária diante dos preços absurdos de uma microsoft, o preço desses programas é que deveria ser considerado um crime. Voltando a pirataria de cds e dvds eles só prejudicam as gravadoras, os artistas ganham em divulgação e ganhamos todos com a maciça e, quase de graça, circulação da cultura. Com todas as inovações tecnológicas tudo está mudando e é a "pirataria de falsificação" que se antecipou a esse movimento de mudança, quebrando a lógica de um mercado e de uma indústria que sempre desrespeitou os artistas. O modo de produção, consumo e comercializaçõa das obras mudou, a pirataria é a nova realidade. Existem grupos musicais, por exemplo, que incentivam a pirataria nas ruas pra divulgar o seu trabalho, os seus shows enchem e lá mesmo eles gravam um disco ao vivo e vendem. Independência total! Acho um bom argumento o de que os "piratas da falsificação" comercializam obras que poderiam ser distribuídas gratuitamente, mas como nem todos tem acesso ao mundo digital é o jeito de milhões de pessoas consumirem música e cinema. Não combateria esse comércio de forma alguma. Vocês acham que não fosse a pirataria do filme Tropa de Elite ele seria esse sucesso todo? Que viraria série de tv, que a galera nos estádios ia ficar entoando os bordões do filme? Isso é sensacional. Temos que ser abertos, se engajar em novas fórmulas de criação, comercialização, divulgação, inclusão de pessoas sem acesso a cultura e não já de início preconizar repressão a cópias. E por último, sabem por que um bolsa que custa 2 ou 3 mil é pirateada e com razão? Porque ela não custa isso! Tem mais é que ser copiada e desestimular o consumo supérfulo, desestimular a cultura da aparência. Um abraço a todos e Feliz Ano Novo. |
|
| Back to top |
|
 |
|
Natokun
|
Posted: Tue Jun 09, 2009 3:15 pm Post subject: |
|
|
Meu entendimento.
Pirataria de falsificação = Plágio
Se eu faço um óculos e digo que foi feito pela nike, isso seria falsificação. Os produtos da nike tem um padrão de manufatura que são seguidos, e eu não me utilizar deste padrão, e dizer que estou vendendo algo deles, é uma apropriação indevida da marca, além de lesar o consumidor.
Entretanto
Eu ter acesso ao padrão de manufatura (maquinas, blueprints e afins) e produzir uma versão generica que fisicamente segue os padrões, mas não ostenta a marca, é outra coisa completamente diferente.
É que nem generico de remedio. Faz a mesma coisa com nome diferente.
O que é diferente de fazer outra coisa com o mesmo nome =) |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|
|
|
| |
| |